Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

PROJETO DE REDESIGN DE ESCUDO DO BOTAFOGO

 

Vídeo de apresentação do projeto de redesign do escudo do Botafogo.

 

    Marca forte é o primeiro passo para se alcançar ou reforçar o sucesso de uma instituição. Mas, para ser forte e respeitada como se deve, a marca precisa estar sempre exposta corretamente, dentro das especificações e sem variações de formato e/ou cores.

    Aproveitando o momento em que o Botafogo aprovou sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), retomei os estudos sobre o que poderia ser melhorado em seu escudo, reconhecidamente um dos mais bonitos do mundo. Até por isso, a ideia desse “redesign” não é a de propor uma mudança radical, mas sim de ser um trabalho de revisão, normatização e padronização dos elementos do escudo botafoguense, ajustando e corrigindo as inconsistências encontradas, e preservando sua essência visual.

Escudo atual do Botafogo já foi algumas vezes premiado como um dos mais bonitos do mundo.

    O pontapé inicial

    Comecei esse processo isolando todos os elementos do escudo no intuito de analisar suas características particulares e identificar oportunidades de melhorias.

Com os elementos isolados, nota-se uma  falta de padrão em estruturas semelhantes (especialmente na parte superior das três formas).

    Esse procedimento me ajudou a encontrar alguns “problemas” na forma do escudo, evidenciando especialmente a falta de padrão no desenho dos contornos – tanto entre si como também com relação à moldura base (o campo preto que abriga a estrela solitária).

    Além disso, percebi que era possível conferir ao escudo uma lógica construtiva, determinando medidas e proporções exatas, mantendo a estrutura original praticamente inalterada. Para isso considerei a construção do escudo a partir da moldura base (estrutura que abriga a estrela solitária), fazendo ajustes muito sutis com relação às suas medidas, deixando-as exatas.

Todas as medidas da moldura base ajustada. A parte superior (destacada em amarelo) é um pouco mais estreita mesmo (sempre foi assim), por conta da sutil curvatura da forma nas laterais.

    Com a moldura base ajustada, o próximo passo foi fazer os contornos (branco e preto) externos da mesma. Como os antigos elementos que formavam os contornos tinham diferenças de desenho e espessura, os mesmos foram descartados, dando espaço para os novos contornos externos, produzidos a partir da própria moldura base.

    O novo padrão resolveu as inconsistências apontadas anteriormente, e as linhas de contorno do escudo passaram a ter a mesma espessura, conferindo uma maior paridade visual (algo que ajuda a organizar visualmente o símbolo) e um desenho corrigido e ligeiramente diferente do escudo anterior (especialmente na parte superior das formas).

Ajustes nos contornos deram mais força e destaque ao escudo do Botafogo.

    Com a estrutura dos elementos bem construída, agora é a hora de inserir o elemento mais marcante do escudo alvinegro: a estrela solitária, que também passou a ter medidas exatas, dentro da lógica do restante dos elementos, e a ter um posicionamento dentro do escudo definido de maneira proposital.

Ajustes com relação à estrela solitária são praticamente imperceptíveis.

    A estrela solitária agora tem o seu posicionamento normatizado. A distância dela para o topo da moldura base é a mesma da soma dos contornos externos, fazendo com que todos os elementos do escudo tenham alguma combinação e lógica entre si. Pequenos ajustes, mas que conferem ainda mais beleza ao escudo do Botafogo.

Quadro comparativo entre o escudo atual e o escudo proposto.

    Olhares menos atentos quase não perceberão diferença alguma entre os escudos, especialmente se os mesmos não estiverem lado a lado para efeito de comparação. E essa é realmente a intenção desse trabalho de redesign: corrigir, ajustar e conferir uma lógica construtiva aos elementos do escudo, aliando evolução estética com respeito às tradições do clube.

    Inclusive, caso o Botafogo queira adotar esse escudo como oficial, não terá problemas com relação ao seu estatuto, pois não há alteração significativa do símbolo do clube, ou seja, a modernização ficou a cargo apenas dos ajustes, que lhe conferiram mais beleza, imponência e destaque.

    Conclusão

    O resultado de todo esse processo é um escudo sutilmente renovado, com melhorias dentro daquilo que já se tinha como um dos mais belos do mundo, e que em momento algum descaracteriza a personalidade do Botafogo de Futebol e Regatas. Afinal, o objetivo sempre foi modernizar sem desrespeitar as tradições.

    Vale destacar também que esse tipo de trabalho é uma tendência entre as maiores instituições esportivas do mundo, e agora com a SAF dirigida por John Textor, o Botafogo terá a oportunidade de ser uma marca global. Com o escudo revisado, ajustado e normatizado, fica ainda mais moderno e profissional para a captação de futuros parceiros.

    Baixe o arquivo vetorizado do escudo do Botafogo e confira o perfil do projeto no Instagram (@botafogo.redesign).

 

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados