Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

A retomada do torneio continental

    Apesar do sucesso, o Campeonato Sul-Americano de Campeões não teve continuidade nos anos seguintes. No entanto, dez anos mais tarde, no Congresso da CONMEBOL, realizado no Rio de Janeiro, iniciou-se o projeto de criação de um novo torneio entre os campeões sul-americanos. A Confederação Européia de Futebol (UEFA), satisfeita com a sua competição continental - a "Copa dos Campeões da Europa" -, criada em 1955, apoiou a iniciativa, pois tinha a intenção de retomar a disputa do mundial interclubes, que até então só tinha sido disputado em 1951 e 1952, no Brasil. Com a criação de um novo torneio continental na América do Sul, a sugestão européia era a de confrontar anualmente os vencedores de ambas as confederações para se ter o clube campeão mundial da temporada.

A Copa Libertadores da América

    Em 5 de Março de 1959, acontece em Buenos Aires, sede da 26ª Copa América, o 30º Congresso Ordinário da CONMEBOL. Reunidos no salão principal da Associación del Fútbol Argentino (AFA), os dirigentes sul-americanos deram o sinal positivo à criação de um novo torneio continental, batizado oficialmente de "Copa dos Campeões da América", nome semelhante ao torneio continental europeu. Já o troféu sul-americano recebeu a alcunha de "Libertadores da América", em homenagem aos heróis independentistas da América do Sul.

    Curiosamente, foi a criação da competição continental que “obrigou” o Brasil a criar o seu campeonato nacional, a Taça Brasil, em 1959, exatamente para indicar um representante para a Copa dos Campeões da América, que começou a ser disputada em 1960.

    Na primeira edição, vencida pelo clube uruguaio Peñarol, a competição continental também teve sete clubes participantes - todos campeões em seus respectivos países -, assim como ocorrera no seu torneio antecessor, o Campeonato Sul-Americano de Campeões, disputado em 1948.

    Esse formato - reunindo apenas clubes campeões nacionais - foi mantido até a edição de 1964. A partir de 1965, a competição passou a agregar também os vice-campeões de cada país, e seu nome foi oficialmente alterado para Copa Libertadores da América.

    Ao longo de sua trajetória, a competição foi evoluindo, admitindo maior número de participantes - até mesmo de outros continentes -, mas seu objetivo permanece o mesmo: dar ao seu vencedor o título de campeão continental.

Foto: Vanderlei Almeida / AFP

Vencedor em 2013, o Atlético Mineiro é o clube brasileiro campeão sul-americano mais recente.

O Campeonato Sul-Americano de 1948 | Outras competições

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados